CITAÇÕES

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A HOMILÉTICA FUNDAMENTAL

A omilética fundamental trata das questões introdutórias da matéria, visando uma compreenção objetiva de seus aspéctos, tais com: origem, significado, tarefa, desnvolvimento histórico, problemas, características, conteúdo, importância e alvo da prédica evangélica.

ORIGEM, SIGMIFICADO E TAREFA DA OMILÉTICA

O termo "omilética" deriva do substantivo grego homilia, que significa literalmente "associação", "companhia", e do verbo homileo, que significa "falar", "conversar". O novo testamento emprega o substantivo homilia em I corítios 15.33 "... as más conversações corrompem os bons costumes".
O termo homilética surgiu durante o Ilminismo, entre os séculos XVII e XVIII, quando as principais disciplinas teológicas receberam nomes gregos, como, por exemplo, dogmática, apologética e hermenêutica.
Na Alemanha, Stier propôs o nome Keríctica, derivado de Keryx, que significa "arauto". Sikel sugeril haliêutica, derivado de halieos, que significa 'pescador".
O termo 'homilética" firmou-se e foi mundialmente aceito para referir-se à disciplina teológica que estuda a ciencia, a arte e a técnica de analisar, estruturar e entregar a mensagem do evangelho.

"A omilética é a ciência, quando considerada sob o ponto de vista de seus fundamentos teóricos (históricos, psicológicos e sociais); é arte, quando considerada em seus aspectos estéticos (a beleza do conteúdo e da forma); e é técnica, quando considerada pelo modo específico de sua execução ou ensino.'

A RELAÇÃO ENTRE A HOMILÉTICA E OUTRAS DISCIPLINAS.

como disciplina teológica, a homilética pertence à teologia prática. as disciplinas que mais se aproximam da homilética sõa a hermenêutica e a exegese.
Enquanto a hermenêutica é a ciencia, arte e técnica de interpretar corretamente a palavra de Deus, e a exegese a ciencia, arte e técnica de expor as idéias bíblicas, a homilética é a ciencia arte e técnica de comunicar o evangélho.
A hermenêutica interpreta um texto bíblico à luz de seu contexto; a exegese expõe um texto bíblico à luz da teologia bíblica; e a homilética comunica um texto bíblico à luz da pregação  bíblica. 
A homilética depende amplamente da hermenêutica e da exegese. 
A homilética deve valer-se dos recursos da retórica (assim como da eloqüência), utilizar dos meios e dos métodos da comunicação moderna e aplicar a avançada estilística. não se pode igmorar o perigo de substituir a pregação do evangelho pelas disciplinas seculares e se adaptar a pregação do evangelhoàs demandas do secularismo. A relação entre a homilética e as ciencias modernas é  de caráter secundário e horizontal; pois as Escrituras Sagradas são a fonte primária, a revelação vertical, o fundamento básico de toda a homilética evangélica.
Por isso o apóstolo Paulo escreveu aos corítios: "Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com hostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana; e sim, no poder de deus" (I Co 2.1-5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário