CITAÇÕES

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

RESUMO DA APOSTILA LIDERANÇA CRISTÃ

UNIDADE I

Os verdadeiros líderes precisam ter a chamada e o caráter de Jesus Cristo. Nenhum de nós pode se igualar ao Bom Pastor, mas podemos aprender , com seu exemplo, a cuidar melhor do nosso rebanho.Tenhamos em mente que o líder é uma pessoa como qualquer outra, sujeito aos mesmos sentimentos, anseios, desejos, alegrias, tristezas, vitórias, conquistas e derrotas. Temos por base que um líder só é líder, de fato, quando é nascido de novo, nascido Espírito, tendo a cristo como Senhor e Salvador de sua vida e que se deixa ser moldado pelo trabalho do Espírito Santo em sua vida.
Quando alguém apregoa que é líder, tem que provar que o é. O evangelho de João mostra que Jesus estava sempre dando provas daquilo que afirmava acerca de si mesmo. "m bom líder não é aquele que manda, mas é aquele que faz". quando o líder faz, causa impacto nos liderados e influencia estes a seguí-lo naquilo que é visto.
O sucesso de um líder é quando a sua integridade não é questionada. O líder é uma pessoa que está consciente do seu papel na liderança, sabe que está no comando e que este comando lhe foi outorgado por Deus. Também está consciente que exerce um forte impacto e uma grande influência na vida dos liderados. Todo poder que um líder venha a possuir, deve primeiramente ser por ele reconhecido que lhe foi concedido por Deus. "Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, este dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (João 15.5). Sem Cristo o líder não pode nada.
O líder não pode chegar com a palavra e dizer o que se deve fazer. Ele deve procurar incutir nas mentes das pessoas que elas devem participar na elaboração dos projetos, dos planos etc.. Ele deve no entanto, ter a consciência que deve sempre estabelecer metas, bem como os meios necessários para atingí-las. Para isso uma boa comunicação é fundamental. O líder deve ser alguém que saiba se comunicar, deve saber dizer exatamente o que pretende e como pretende. Ele deve estar sempre motivando os demais, bem como a si mesmo. Quando o trabalho é bem executado, ele deve saber dar crédito às pessoas por isso, elogiando o trabalho bem feito. Deve também cobrar quando o trabalho não acontece. O líder precisa pedir auxílio ao Senhor Jesus Cristo "O Líder dos líderes"," O mestre por excelência" para exercer a liderança. Colocando-se diante de Deus para executar o que Ele manda, estará sendo o tipo de líder que Deus está a procura.
O líder cristão deve ser uma pessoa que é conhecida por meio de seu poder espiritual, e sua autoridade vinda diretamente da palavra de Deus. O modo de vida, de agir, de falar, do líder deve ser inteiramente controlado e guiado pelo Espírito Santo, pois este é alguém que deixa marca na vida bem como no coração das pessoas. O líder precisa ter firmeza espiritual para que esta venha afetar a vida dos demais. Ele é exortado aa fazê-lo com diligência, não por constrangimento, e sim de maneira espontânea (I Pedro 1.5-4), estando certo de que um dia prestará contas de sua liderança (Hebreus 13.17). A liderança é dada por Deus, por meio do Espírito Santo àqueles que Ele acha por bem designar. O líder não escolhe, mas atende ao chamado de Deus.
Nós, léderes de hoje, certamente não lideramos com as mesmas qualificações excepcionais de Jesus Cristo. Mas, mesmo assim, podemos aprender este princípio, extraído de sua vida: a chamada para a liderança precisa ser confirmada.

Um comentário:

  1. rdor de fogo
    Por Nilza Rangel

    Foto:

    Vemor em : Romanos- 12:20 - Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

    O inimigo neste versículo não está se referindo diretamente a Satanás.

    A “Palavra de Deus” que sai da boca do pregador será uma brasa de fogo dentro da consciência do seu adversário (Brasa na Cabeça-figurativa: “ a consciência queimará com ardor de fogo”).
    Hebreus- 10:27- Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. (pessoas descrentes, que servem as coisas do mundo que não querem abrir o coração para Deus).

    O nosso adversário usará uma pessoa boa de sua confiança, da família, ou irmão da igreja, para contradizer a tua fé, para ofender a tua fidelidade para com Deus, para falar mal, inventando calúnias sobre você, armando ciladas para você desanimar e desistir de fazer a obra de Deus.

    A Palavra de Deus diz: A língua é também um fogo. Tanto para o bem quanto para o mal, e, que todos devem dominá-la.

    Tiago- 3:6- A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

    A língua será o instrumento que Satanás terá acesso sempre. Temos que pensar antes de falar qualquer palavra, pautando sempre com a verdade de Deus.

    Salmos- 52:4 - Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta. (A língua é propensa à fraude; engana a mente humana).

    A ofensa pela língua esfria o amor, esfria amizade, esfria a fé no coração do homem.

    Da boca do pregador de Deus, não poderá jorrar água doce e salgada, benção e maldição.

    Por isso Deus disse que, a sua “Palavra”, aquilo que sai da boca do pregador “justo”, será um fogo devorador na cabeça do adversário injusto.

    Muitos não entendem esta mensagem.

    Dar a impressão, que a brasa de fogo, é amontoada na cabeça do justo. Não!!! Porque o justo tem o fogo da “Palavra do Senhor” dentro dele.

    O fogo é a “Palavra de Deus” falada pela boca, “língua do justo” que acenderá brasas vivas na consciência do injusto.

    Este versículo está lhe exortando a praticar a Palavra de Deus que você aprendeu. O teu inimigo, são aquelas pessoas que dizem amigas, mas lhe contradiz, não concordam com a sua fé, sua mudança de vida cristã, são pessoas vazias de Deus. Mas a sua atitude de dar alimento espiritual, água de refrigério, são justamente a eles que você deve dar sustento quando vierem lhe pedir ajuda. A sua palavra será como brasa viva que queimará a consciência de seu amigo injusto para que venha a se arrepender dos seus pecados e salvar a alma. As brasas, “é a Palavra de Deus”, ficará amontoada na mente do ouvinte. Aquele que está ouvindo a Palavra. A mente humana, está presa pelos pecados de Satanás, e só a Palavra de Deus tem o poder para queimar estes pecados. Quando esta pessoa ouvir a “Verdade” ela será liberta de Satanás que o prendia no mundo de pecado. E então, você ganha essa pessoa para Jesus.

    ResponderExcluir