CITAÇÕES

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

UNIDADE II DE LIDERANÇA CRISTÃ.

É indispensável que o líder caminhe ao lado e com Deus na liderança. Para isso, é necessário que o coração do líder seja inteiramante de deus (II Cr. 16.9). sendo assim, o líder é uma pessoa que procura com intensidade ter ou possuir uma elevada estatura espiritual. O padrão divino para o líder é extremamente elevado. Para que ele possa atingir o padrão de Deus, é necessário uma obediência plena da parte dele. Seu viver deve ser irrepreensível. As qualidades espirituais devem ser prioridades absolutas na vida do líder. Se ele assim proceder, as pessoas irão querer imitar o seu exemplo.
Os líderes devem possuir uma vida limpa, isso não deve ser por medo dos liderados, mas sim pelo temor diante de Deus, por querer agradá-lo. Tendo uma vida limpa perente Deus e os demais, o líder terá uma visão clara de seus alvos e objetivos, e será mais fácil para ele alcançá-los. Cada líder tem sua própria personalidade. ninguém é igual a ninguém. Porém há qualidades pessoais que cada líder deveria ter preocupação. Um líder deve estabelecer alvos pessoais para si mesmo e para a congregação (Rm. 12.3). O líder é uma pessoas cuja influencia se faz sentir em todos os aspéctos. aonde quer que vá ele é alvo de observações e por isso há de exercer uma influência na vida das pessoas que o cercam. Ele não deve procurar fazer coisas somente para que outras pessoas vejam que ele está fazendo, mas ele deve ter em sua mente que quando ele faz alguma coisa os outros estão obeservando o seu modo de fazer ou agir,
até mesmo tudo o qoe o líder fala, faz ou pensa serve para influenciar os seus liderados, quer positiva, quer negativamente. De uma maneira ou de outra, o líder  será influencia em tudo que fizer, portanto, é necesário que se tenha o máximo de cuidado para não ser uma influência negativa na vida deles.
O líder que ama suas ovelhas conhece-as em qualquer lugar e está sempre preocupado com cada uma delas. Isso trará um bom resultado nos ensinos, na comunhão entyre os irmãos, na espiritualidade e na adoração então será uma igreja impactadora.
a recompensa que o pastor tem de seu trabalho é ver suas ovelhas satisfeitas, bem alimentadas, saudáveis e em segurança. Ele gasta sua energia não para ser considerado um bom pastor, mas para proporcionar ao seu rebanho o melhor pasto, a erva mais fresca, água límpida, reservas para o memento de escacês abrigo para os momentos de tempestades, proteção contra os inimigos cruéis, remédio contra as doenças e os parasitas algo que ataca as ovelhas com muita frequência. O bom líder dedica seu tempo ao bem estar de seu rebanho.
A liderança é, muitas vezes, uma batalha, e a luta requer coragem. Ter coragem não significa nunca sentir medo ou vacilar; não quer dizer que o líder nunca irá se sentir confuso, nem perguntar: "oh Deus será que é certo o que estou fazendo? Ter coragem é fazer o que é certo, independente das consequencias.O bom líder mantém-se firme em nome da verdade, da integridade e da justiça, qualquer que tenha sido o seu campo de trabalho.
Quando analizamos o estilo de liderança de Hesus, podemos ser tentados a dar maior ênfase em sua iniciativa seguindo sempre adiante e a sua visão e nos esquecemos de sua bondade e de sua mansidão. Mas este é um dos elementos importantes da liderança que Jesus exemplificou com muita beleza. quando Jesus se confrontava com os que tramavam contra ele, enfrentava-os com firmeza e não aredava o pé em suas posições. Mas quando estava diante daqueles que eram necessitados sua bondade e mansidão vinham à tona. Temos a tendência de pensar que gentil, humilde e manso são sinônimos de fraqueza. Mas essas qualidades podem, na verdade, indicar mais força de caráter e auto-controle do que a "força" que impulsiona alguns a açoitar verbalmente seus adversários ou discutir com demasiada agressividasde.
A bondade é uma combinação de tres elementos: o primeiro é consideração ou gentileza. O líder gentil leva em consideração os sentimentos elheios. Ele jamais procura ferir ou rebaixar alguém intensionalmente. O segundo elemento da bondade é a submissão. no sentido bíblico significa submissão à vontade de Deus. A terceira faceta da bondade é ser aberto para aprender a não ser orgulhoso a ponto de não ser capaz de aceitar a correção. Uma pessoa realmente bondosa nunca para de aprender; mantém-se sempre receptiva. Um líder bom e dócil não significa ser um líder fraco; mas quando alguém é verdadeiramente manso, tem também uma reserva interior de poder.
 Um líder generoso não significa apenes dar dinheiro. O líder que compreende o conceito do amor de Jesus sabe que pode dar a si mesmo muitas vezes, de maneira que supera a oferta de coisas materiais. O líder dá de seu tempo em vez de reservar tempo para si mesmo. Ele usa o seu tempo de várias maneiras para servir.
Os melhores líderes aprenderam muita coisa durante a sua escalada até o cargo que ocupa.Quando alguém o procura, este tem a maior boa vontade em passar adiante o que aprendeu.
Um bom líder age com sinceridade, tudo começa quando uma pessoa confronta outra. Ele começa logo a se evadir ou a negar aquilo que foi dito. ninguém gosta de ver exposta suas ações imperfeitas. Também agimos assim quando somos elogiados. Simplesmente não sabemos lidar com a verdade. Como discípulos da verdade, temos a responsabilidade de nunca deixar de dizê-la. Embora nenhum de nós perceba ou conheça toda a verdade, isso não nos dá o direito de evitá-la. se chamamos a nós mesmos de crentes, estamos indicando, entre outras coisas, que apoiamos e defendemos o que é verdadeiro.
Na liderança, talvez mais do que em qualquer outro setor, é preciso que a verdade apareça. Se as pessoas não puderem crer na palavra de seus líderes, em quem vão acreditar? se os líderes mentem ou tratam a verdade com descaso, que espécie de ezemplo está estabelecendo para os seus seguidores? Não podemos apenas falar sobre a verdade; precisamos aprender a falar a própria verdade. quando falamos menos do que a verdade, estamos mentindo. Não basta dizer a verdade. Como dizê-la é muito importante. O verdadeiro lídwer diz a verdade em amor, pois este a ama tanto quanto o próprio Deus.
O líder ele se opõe ao erro, às transgressões e injustiças da parte de seus seguidores ou detratores, mas é capaz de perdoar e reatar o relacionamento. Perdoar significa apagar um erro. Uma das marcas que o verdadeiro líder tem é a capacidade de perdoar. quando as pessoas nos decepcionam ou fazem algo contra nós, principalmente se percebemos que foi uma atitude deliberada, não há nada melhor a fazer do que lembrar as palavras de Jesus:"nem eu tão pouco te condeno. Vai e não peques mais". Mas o verdadeiro perdão precisa do auxílio divino. a maioria de nós prefere a vingança - ou pelo menos provar que estamos certos antes de perdoar. Líder eficiente é aquele que perdoa. Não podemos conviver com uma pessoa se guardamos ressentimentos ou rancor contra ela. O líder precisa trabalhar pela reconciliação.

Um comentário:

  1. m belo dia de sol, Sr. Mário, um velho caminhoneiro
    chega em casa todo orgulhoso e chama a sua esposa
    para ver o lindo caminhão que comprara
    depois de longos e árduos 20 anos de trabalho.
    Era o primeiro que conseguia comprar
    depois de tantos anos de sufoco e estrada.
    A partir daquele dia, finalmente seria seu próprio patrão.
    Ao chegar à porta de casa,
    encontra seu filhinho de seis anos,
    martelando alegremente a lataria do reluzente caminhão.
    Irado e aos berros pergunta o que o filho estava fazendo e,
    sem hesitar, completamente fora de si,
    martela impiedosamente as mãos do garoto,
    que se põe a chorar desesperadamente sem entender o que estava acontecendo.
    A mulher do caminhoneiro corre em socorro do filho,
    mas pouco pôde fazer.
    Chorando junto ao filho,
    consegue trazer o marido à realidade,
    e juntos levam o garoto ao hospital para cuidar dos ferimentos provocados.
    Passadas várias horas de cirurgia,
    o médico desconsolado e bastante abatido,
    chama os pais e informa que as dilacerações foram de tão grande extensão,
    que todos os dedos da criança tiveram que ser amputados.
    Porém, o menino era forte e resistia bem ao ato cirúrgico, devendo os pais aguardá-lo no quarto.
    Ao acordar, o menino ainda sonolento
    esboçou um sorriso e disse ao pai:
    -Papai, me desculpe. Eu só queria consertar seu caminhão, como você me ensinou outro dia. Não fique bravo comigo.
    O pai, enternecido e profundamente arrependido,
    deu um forte abraço no filho e disse que aquilo não tinha mais importância.
    Não estava bravo e sim arrependido de ter sido tão duro com ele
    e que a lataria do caminhão não tinha estragado.
    Então o garoto com os olhos radiantes perguntou:
    - Quer dizer que não está mais bravo comigo?
    - É claro que não! – respondeu o pai.
    Ao que o menino pergunta:
    - Se estou perdoado papai, quando meus dedinhos vão nascer de novo?

    Nos momentos de raiva cega, machucamos as pessoas que mais amamos,
    e muitas vezes não podemos “sarar” a ferida que deixamos.
    Nos momentos de raiva, tente parar e pensar em suas atitudes,
    a fim de evitar que os danos seja irreversíveis.
    Não há nada pior que o arrependimento e a culpa.
    Pense nisto!

    ResponderExcluir