CITAÇÕES

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A TEOLOGIA DE DEUS

Analisando a tragédia da região serrana do Rio de Janeiro comecei a perguntar: até quando senhor? fiquei chocada com a minha teologia que enfatiza a direção de Deus na história e no sofrimento deste povo. Vendo um povo sofrendo e um Deus apático que não intervinha par impedir essa tragédia. Comecei a questionar comigo mesma. Mas Deus que é soberano em tudo responde-me através do profeta Habacuque que também lançou esta mesma pergunta quando viu o povo de Deus sendo castigados pelo Império Babilônico. Não entendia por que um Deus justo permitia a existência de tanto mal. Então compreendi que a vida não é tão simples assim como muitas vezes formulamos em nossos esquemas. Deus é o criador, ele é o todo poderoso, tem planos e os executará quando quiser, trará punição na hora em que achar que tem que trazer pelos pecados da humanidade. Deus é o começo, o início e o fim de todas as coisas. Ele é a mente ou a razão suprema; a causa eficiente de todas as coisas; eterno; Imutável, Onisciente, Onipotente; tudo permeia e tudo controla; é Justo, santo; Bom e absolutamente perfeito, o começo de toda a verdade, a fonte de toda lei e justiça; a origem de toda ordem, e especialmente a causa de todo o bem.
 Analizamos a tragédia: 1) não foram os rios que invadiram aquelas casas, mas foi o homam que tomou o lugar dos rios construindo suas moradas praticamente dentro dos rios. 2) Não foram aqueles montes que soterraram as casas matando centenas de pessoas. Mas foi o homem que construiu suas moradas em suas encostas e em escavações afetaram toda a sua consistência, sua solidez, sua estrutura, tornando-os frágeis sem condição de suportar a força das águas. 3)Não é o efeito estufa que está acabando com a humidade do ar, mas as indústrias, os automóveis e outras contaminações que poluem o ar desastrosamente. O homem destrói a natureza desmatando sem controle as nossas matas contaminam os rios com lixos, produtos químicos e tantas outras coisas ruins. digo que não são as chuvas que que provocam as enchentes, e sim a ação do homem quando jogam os lixos em nossos rios entupindo boeiros e alagando toda cidade onde é o seu lugar de habitação.
Emfim Deus não está apático a esta situação, mesmo tendo que enviar o seu juízo pelos pecados do homen,  Ele ainda está no controle de tudo. apesar do sofrimento de tantas pessoas pela própria ação do homem em destruir a natureza o qual Deus jamais irá ignorar ou deixar passar desapercebido. Apesar de toda aparencia do triunfo do mal Deus está no controle de tudo e em sua soberania e misericórdia conforta a cada um. Ele é o Deus da esperança que vai além das nossas desagradáveis experiências diárias para alcançarmos a alegria de conhecê-lo melhor e viver por meio de nossa confiança nele, e experimentar da sua bondade e misericórdia.
A esperança dos que ficaram da região serrana não está em mãos de homens como muitos pensam, mas está no Senhor, o Deus da esperança, pois esta vem do Senhor e de mais ninguém.
concluo afirmando que deus não está apático ao sofrimento da humanidade. simplesmente nós só colhemos aquilo que plantamos e querendo o homem ou não Deus é Deus e ninguém o pode deter. mas apesar da ação humana má e devastadora ele está no controle de tudo.
Povo da região serrana tenham fé e confiem em Deus.
É o que deseja o Blog Atalaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário