CITAÇÕES

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

RESUMO DA UNIDADE I A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo é o Espírito de Deus. Ele inspirou os autores das escrituras e nos ilumina a entender o que foi escrito. Ele exalta Cristo, convence o homem do pecado, da retidão e da justiça. Ele nos chama ao Salvador Jesus, e é responsável pela nossa regeneração, colocando cada um dentro do corpo de Cristo, cultiva o caráter Cristão, confora os crentes, concede os dons espirituais, sela os que crêem em Cristo até o dia da redenção.
A sua presença no cristão é a garantia de que Deus transformará aquela pessoa em Cristo. Ele ilumina e fortalece a nós e a igreja no louvor, no evangelismo e no serviço.
O Espírito Santo é um ser dotado de personalidade. Um ser moral, pessoal e divino, um ser supremo que faz parte da santíssima trindade.
A doutrina do Espírito Santo, a julgar pelo lugar que ocupa nas Escrituras, está em primeiro lugar nas verdades redentoras e somente Ele pode fazer real o que a obra de Cristo possibilitou. a atuação deste supremo ser é marcante nas escrituras como o substituto legal do filho de Deus, desde o Pentecostes até o arrebatamento sda igreja (João 16.7), e continuando depois com Ele para sempre.(João 14.16). Ele veio ao mundo como o "agente da comunicação divina", e a origem de simesmo é a causa de sua própria substância. O Espírito Santo é uma pessoa, um ser, com mente, emoções e uma vontade. Tem origem própria e é o próprio Deus porque Ele possui os atributos ou as características de Deus como a onipresença vista em Salmos 139.
O Espírito santo é uma pesoa porque Ele possui uma mente, emoções e vontade. Ele pensa e sabe, se entristece intercede por nós e toma decisões de acordo com a sua vontade. Ele é Deus, a terceira "pessoa" da trindade. Como Deus, o Espírito Santo pode verdadeiramente agir como o confortador e consolador que Jwsus prometeu.
A natureza e os atributos do Espírito Santo caracterizam-se como o "Espírito eterno", não conhecendo princípio de dias nem fim de existência. Ele é um ser vivodotado de personalidade, e não uma influência ou emanação de Deus, e sim uma pessoa divina que faz parte da trindade.
O Espírito Santo é revelado no A.T. como Espírito criador ou cósmico, por cujo poder o universo e todos os seres foram criados, como Espírito doador de poder e como Espírito regenerador, pela qual a natureza humana é transformada. Como Divindade inseparável em toda a criação em toda a criação, manifesta sua presença pelo que chamamos as leis da natureza. Ele é o princípio da ordem da vida, o poder organizador da natureza criada. Ele criou e sustenta o homem, seja servo ou não de Deus, toda pessoa é sustentada pelo poder criador do Epírito de Deus.
O Espírito Santo regenerador é operativo mas não acentuado, pois é descrito no A.T. como associado a transformação da natureza humana, sua concessão representa uma benção futura, em conexão com a vinda do messias o Espírito de Jeová repousaria permanentemente na qualidade de Espírito de sabedoria e entendimento, de conhecimento e temor santo, conselho e poder. Ele seria o profeta perfeito que proclamaria as boas novas de libertação, de cura divina, de consolo e de gozo.
o novo testamento introduz a ipensação do Espírito santo, cumprindo a promessa de que Deus derramaria de seu Espírito sobre toda a carne, que poria seu Epírito no coração de seu povo, e escreveria as suas Leis em seu interior. Isso seria feito nos dias do Mesias, o qual seria ungido com o Espírito Santo.
O Espírito Santo  no N.T.é descrito como o que opera sobre, dentro, e por meio de Jesus Cristo onde o Senhor Jesus esteve intimamente ligado ao Espírito Santo, sendo este o agente na milagrosa concepção de Jesus. Jesus esteve relacionado com o Espírito de Deus desde o primeiro momento de sua existência humana recebendo do próprio Espírito Santo o direito de ser chamado Santo, Filho de Deus. Deus, operando operando pelo Espírito, é o Pai da natureza humana de Jesus, no sentido de que sua origem proveniente da substância da virgem mãe foi um ato divino.
Com o passar dos anos começa uma nova relação com o Espírito. Da mesma forma com que o Espírito na concepção desceu sobre Maria, assim também no batismo Ele desce sobre oFilho ungindo-o como Profeta, Sacerdote e Rei. assim como o Espírito sustentou jesus no deserto quando este foi levado para ser tentado por Satanás, também  foi quem fortaleceu Jesus para consumar o seu  ministério sobre a cruz, enchendo-lhe a mente de ardor, zelo e amor persistentes os quais o conduziram a completar o seu sacrifício. O Espírito Santo também foi o agente vivificante na ressurreição de Cristo. Alguns dias depois Cristo apareceu aos seus discípulos, soprou sobre eles, e disse: "Recebei o Espírito Santo".
O Espírito Santo é quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. É Ele quem convence o homem do pecado da incredulidade, da justiça de Cristo,do juízo sobre Satanás. Também atua na regeneração do homem tornando-o em um novo homem e passa a habitar nele.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário